Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Sintufal promove visita cultural à Serra da Barriga

Expedição teve objetivo de marcar mês da Consciência Negra

Técnicos da Ufal durante visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares

A coordenação de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia do Sintufal promoveu uma visita cultural à Serra da Barriga, em União dos Palmares, na última segunda-feira (14/11), aproveitando a passagem do mês da Consciência Negra para conhecer um pouco mais da história de luta pela liberdade do Quilombo dos Palmares liderado por Zumbi.

 

O herói negro, Zumbi dos Palmares, foi assassinado em 20 de novembro de 1695, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Na visita da última segunda-feira, os 30 técnicos da Ufal participantes conheceram o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, e todo cenário de luta e resistência.

 

Através da coordenação de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia, o Sintufal pretende realizar mais ações que busquem fazer o resgate histórico da luta dos negros no Brasil, mostrando a importância da temática na promoção da igualdade racial.     

 

           Resumo histórico

 

Zumbi dos Palmares nasceu em Alagoas no ano de 1655. Foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas.

Compartilhe essa Notícia