Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Técnicos da Ufal intensificam mobilização contra PEC 55/16

Greve na Ufal vai completar um mês, mostrando força da categoria

Coordenador geral do Sintufal, Davi Fonseca, fala durante protesto de sexta-feira (25/11)

A última sexta-feira (25/11) foi palco de uma nova manifestação contra a PEC 55/16 (antiga 241) que deve ser votada nos próximos dias. O ato fechou a semana de atividades do Sintufal, marcando a passagem do Dia Nacional de Luta contra a retirada de direitos, que aconteceu na Praça dos Martírios. O ato conjunto contou com a participação de diversas centrais sindicais, além de outros sindicatos. Lideranças do movimento estudantil, responsáveis pelas ocupações na Ufal e em escolas públicas, também estiveram presentes.

 

Organizados em uma tenda, armada no meio da praça dos Martírios, técnicos da área da saúde ofereceram serviços básicos (verificação de pressão arterial teste de glicemia, entre outros) a população para mostrar a importância do serviço público. Através de panfletagens, cartazes e faixas, lideranças sindicais denunciaram os efeitos maléficos da PEC55/16 caso ela seja aprovada no Senado. Principalmente por congelar por 20 anos, os investimentos em Saúde e Educação.  

 

O Sintufal busca conscientizar a sociedade e ganhar o apoio da população na luta contra a PEC55/16 com as ações de rua. Ao final do ato público um grupo teatral de estudantes do centro cultural fez uma apresentação.

 

Resumo da semana

 

Semana foi marcada por série de atividades com intensa mobilização que já paralisaram até matrículas para o próximo semestre na Ufal. Um dos destaques foi o café da manhã, realizado pelo Comando local de Greve (CLG), no hall da reitoria dia 23. O ato contou, também, com a participação dos estudantes da ocupação contra a PEC 55/16. Na oportunidade, os técnico-administrativos bloquearam a “sala das chaves” da reitoria, impedindo que alguns setores que insistem em funcionar, fossem abertos.

 

AGENDA DA GREVE DOS TÉCNICOS DA UFAL


- Segunda (28/11)
- Reunião do Comando Local de Greve, na mini- sede do Sintufal localizada no CIC, às 9h.- CONSUNI às 14h na reitoria.

- Terça-feira (29/11) - Assembleia Geral de Greve no HUPAA – 07 horas
- No dia da votação da PEC 55 (antiga 241), haverá uma Assembleia Geral de Greve, na entrada principal do HU, às 7h da manhã, na qual será feita panfletagem. Por isso, é importante que todos os servidores estejam presentes nesta luta. 

- Quarta (30/11):
-  Não haverá atividade, por ser o dia do retorno dos técnicos que viajaram.

- Quinta (01/12):
- Campanha: "DOE SEU SANGUE CONTRA A PEC DA MORTE". A atividade acontecerá na entrada do HU às 7h. Levem seus amigos, conhecidos e parentes para vir participar desta luta salvando vidas. 

- Sexta (02/12):
- Reunião do Comando Local de Greve, na mini- sede do Sintufal localizada no CIC, às 9h.

Compartilhe essa Notícia