Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

NOTA DE REPÚDIO CONTRA OS DESVIOS DE FINALIDADE NA APLICAÇÃO DE RECURSOS DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO E ESVAZIAMENTO DO PRODEP

NOTA DE REPÚDIO CONTRA OS DESVIOS DE FINALIDADE NA APLICAÇÃO DE RECURSOS DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO E ESVAZIAMENTO DO PRODEP

Nós, técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas, reunidos em assembleia no último dia 11 Maio de 2017, vimos por meio desta repudiar a injusta e vergonhosa retirada de recursos destinados à capacitação e qualificação desta categoria de trabalhadores, historicamente carente de investimentos.

Afirmamos que necessitamos de políticas efetivas e eficazes que busquem combater o enorme déficit existente em relação à qualificação e capacitação do corpo técnico-administrativo da UFAL e não de ações e atitudes que irão, sem dúvida alguma, aumentar este déficit, como a que ocorreu na atual gestão, no exercício de 2016 e  publicado no relatório de gestão apresentado na sessão do CONSUNI de 27 de março de 2017, a qual deixou efetivamente de executar cerca de 1,6 mi (Um milhão e seiscentos mil reais) dos recursos destinados à qualificação e capacitação passando a executar no pagamento de bancas para concursos de docentes, por exemplo.

Deixamos claro que não somos contra a realização de concursos para docentes, entretanto, tais concursos sempre aconteceram anteriormente sem que se precisasse retirar recursos destinados à qualificação dos técnicos.

Cabe ressaltar que em época de campanha apresentada à categoria, a atual gestão afirmara que criaria cotas para os técnicos nos diversos programas de pós – graduação desta universidade. Infelizmente, até agora não criou e, para nossa tristeza e enorme decepção, retira recursos que poderiam colaborar no sentido de estabelecer alternativas para a qualificação de nossa categoria (https://www.youtube.com/watch?v=q1kutTP7A9U). Tais recursos são fruto de nossa luta. Entendemos que não há justificativas plausíveis, ainda que se refiram aos cortes orçamentários nas IFES, uma vez que tais recursos de qualificação e capacitação não sofreram qualquer tipo de contingenciamento.

Vivemos um período de intensos ataques aos direitos sociais. E as universidades públicas estão sendo atingidas em cheio. Temer continua e aprofunda a política de cortes nos orçamentos das universidades. Não nos falta entendimento desse difícil cenário nacional. Contudo, tal medida não foi sequer objeto de discussão em algum fórum legítimo dos técnico-administrativos da UFAL. Não houve qualquer consulta aos principais interessados. Trata-se, portanto, de uma ação de responsabilidade da atual gestão da UFAL e que foi realizada à revelia do SINTUFAL e do conjunto da categoria.

Também apresentamos nosso repúdio pelo esvaziamento da Portaria Nº 2.181, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2012, a qual criou o PRODEP (Programa de Desenvolvimento de Pessoal), que concedia por meio de edital bolsas de mestrado ou doutorado para técnicos aprovados em programas de pós-graduação, mas que agora contempla apenas os servidores docentes. Portanto, solicitamos o imediato reestabelecimentos dos objetivos pelo qual tal programa foi criado.

 

 

Maceió – AL, 11 de Maio de 2017.

 

Imagens

Compartilhe essa Notícia