Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Consuni aprova paridade para eleições em unidades acadêmicas

Consuni aprova paridade para eleições em unidades acadêmicas

 

Trinta anos depois de realizar sua primeira eleição com voto paritário e peso proporcional de 33,33%, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) elegendo Delza Leite Góes Gitaí como primeira reitora, o Conselho Universitário (Consuni) da Ufal aprovou, em sua sessão de segunda-feira (04/09), a mesma regra para suas 22 Unidades Acadêmicas e campus de Arapiraca que já devem acontecer no mês de novembro.

A aprovação no Consuni do novo ordenamento eleitoral, já publicado na resolução nº49/2017, estabelece “orientações gerais do processo de escolha dos cargos de Diretor e Vice-Diretor das Unidades Acadêmicas a UFAL, Diretor Geral e Diretor Acadêmico do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, para o quadriênio 2018/2022, em atendimento ao que dispõe o Regimento Geral da UFAL”. O texto explica que a consulta é “paritária entre os três segmentos que representam a comunidade universitária (Docentes, Técnico-Administrativos e Discentes) onde cada segmento representa 1/3 (um terço) do percentual dos votos válidos”. Decisão do Conselho foi comemorada por técnicos, estudantes e docentes, garantindo o “é mais um avanço da história democrática da Ufal, estabelecendo um equilíbrio para os processos de consultas em todas instâncias” comentou Davi Fonseca, coordenador geral do Sintufal.

“É preciso que as eleições para as direções das unidades acadêmicas sejam mais dinâmicas, que discutam modelos de gestão e busquem ouvir o que cada estudante, técnico e professor pensam sobre os cursos e projetos nas unidades” afirma o conselheiro André Albuquerque, representante estudantil no Consuni. “Estabelecer o voto paritário como regra geral neste processo eleitoral valoriza a participação de cada segmento e protege as comissões eleitorais de qualquer interesse pessoal“ comentou Albuquerque. “A democratização da Universidade é um processo contínuo e a decisão do Conselho Universitário é mais um passo importante neste sentido” finalizou.

A resolução nº49/2017, aprovada pelo Consuni, já vale para o próximo processo eleitoral que acontece em novembro da Ufal.              

Conheça Resolução aprovada pelo Consuni em arquivo anexo:     

Imagens
Arquivos

Compartilhe essa Notícia