Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Plenária indica greve e aprova plano de lutas

Plenária nacional da Fasubra aconteceu em Recife (PE) dias 15, 16 e 17.

Nos dia 15, 16 e 17, aconteceu, a Plenária Nacional Estatutária da Fasubra. Além dos informes nacionais e de base, foi feita uma análise de conjuntura, discussão do Plano de Lutas e apresentação prestação de contas da Federação.  O próximo Confasubra também alvo de discussão.    

A representação da base do Sintufal, na plenária nacional da Fasubra, em Pernambuco, contou com as companheiras Roselma Santos de Souza, Lenilda Luna e Maria Cícera Costa. Já o coordenador geral do Sindicato, Evilazio Freira, participou como delegado escolhido pela direção colegiada do Sintufal. Acompanhe abaixo deliberações e plano de lutas:  

Plano de Lutas

Para retomar a unidade, a FASUBRA vai procurar todas as centrais sindicais para propor  construção de um calendário unificado de lutas, que mobilize a classe trabalhadora brasileira rumo a uma nova Greve Geral.

 

A luta pela revogação da Reforma Trabalhista também será incorporada. A Federação orienta que as entidades de base assinem a lista de apoio ao projeto de Lei de iniciativa popular que revoga a Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, e a Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017,e dá outras providências.

 

Será encaminhado ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) uma proposta de construção de uma forte greve do funcionalismo contra a reforma da previdência e o pacote de maldades de Temer. Também será investido fortemente na organização do Fórum das Entidades da Educação.

 

A FASUBRA orienta as entidades filiadas a organizar comitês unificados nas Universidades e demais  instituições de ensino superior.

 

O debate nas assembleias de base, no caso de impossibilidade da construção da greve do funcionalismo e  não descarta uma greve da educação federal, ou até mesmo uma greve da Federação em defesa da carreira, deve ser realizado e encaminhado à Federação.

 

Caso seja editada a Medida Provisória que ataca a Carreira, a Plenária autorizou a Direção Nacional da FASUBRA a antecipar o indicativo de greve.

 

A mobilização da Categoria deve ser intensificada com ações unificadas da comunidade universitária, como assembleias universitárias, audiências públicas nas Assembleias Legislativas e atividades nas Praças.

 

A construção da greve também deve ser intensificada, indicando um calendário de lutas unificado para o mês de setembro e primeira quinzena de outubro às  entidades da educação e ao funcionalismo.

 

Também será importante a realização de paralisações e manifestações de rua, denunciando a crise das universidades, dos serviços públicos bem como a reforma da previdência e o ataque à carreira.

 

A FASUBRA se dispõem a construir com as demais entidades, datas que contribuam com a unificação com o Fonasefe e  Fórum da Educação.

 

Jornada de Lutas

 

Setembro

28 e 29 de setembro – Dia Nacional de Luta - realização de Assembleias Universitárias e atividades extra  muros da Universidade.

Outubro

03 de outubro - Dia Nacional de Lutas nas Universidades

09 e 10 de outubro - Dias Nacional de Luta – com atos fora da Universidade  e atividades na praças, dialogando com a população.

23 de outubro - Data provável para  Greve Nacional, flexível, em caso de acordos de greve unitária com outras categorias, em que precisamos ajustar a data da deflagração.

A Federação orienta rodada de assembleias na primeira quinzena de outubro, para discussão das propostas em todas as entidades de base, enviando retorno para a FASUBRA.

20, 21 e 22 de outubro - Plenária Nacional da FASUBRA com ato na cidade do Rio de Janeiro  

 

Eixos

Os principais eixos da greve serão a luta contra a reforma da previdência, revogação da reforma trabalhista, o pacote de reestruturação das carreiras e a defesa das Universidades e Institutos Federais.

Ações

Construir uma audiência pública com o Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço Público no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas nos estados e incorporar as agendas das Centrais Sindicais.

A FASUBRA e as entidades filiadas precisam fazer ampla divulgação nas ruas, para disputar a opinião pública sobre a crise das universidades, o pacote de Temer contra o funcionalismo e as consequências da reforma da previdência.

Intensificar ações nas redes sociais de denúncia dos ataques do governo Temer.

Articular ações com as categorias de trabalhadores que estão em campanha salarial como os Metalúrgicos que estão articulados nacionalmente. Construir e fortalecer os Fóruns Estaduais do funcionalismo público federal.

Como resolução do último seminário de Hospitais Universitários (HU), convocar o Grupo de Trabalho dos HUs para discutir problemas e apontar ações.

Propor as centrais sindicais e movimentos sociais um grande encontro para construção de um calendário unificado que prepare uma nova greve geral no país.

CONFASUBRA

A proposta aprovada por ampla maioria, prevê a suspensão das assembleias para eleição de delegados para o Congresso da FASUBRA. A avaliação da necessidade de adiamento ou não do XXIII CONFASUBRA será realizada na próxima Plenária Nacional, prevista para outubro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

Redação com Ascom/Fasubra 

Compartilhe essa Notícia