Notícias

05/10/2017

Estande do Sintufal lança “Cordel da Burguesia” na Bienal

Lançamento do
Lançamento do "Cordel da Burguesia"

Na noite desta quarta-feira (04/10) foi lançado, no estande do Sintufal, na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o “Cordel da Burguesia” de autoria do escritor Carlísson Galdino, técnico-administrativo do Campus da Ufal em Arapiraca e coordenador regional do Sintufal. O lançamento foi prestigiado por vários colegas de trabalho.

O escritor Carlísson Galdino já possui mais de 40 cordéis publicados e vários livros de poesia em sua carreira literária que se destaca pele seu perfil político engajado e transformador, além da sua sensibilidade com ativo militante social na defesa de direitos e conquistas da classe trabalhadora.

“Cê sabe o que é Burguesia?” provoca o autor na abertura do Cordel, mostrando o caráter educativo e esclarecedor do seu trabalho, respondendo na sequência: “são os donos da indústria”. Com linguagem simples e coloquial ele busca informa ao leitor as diferenças de classes e o caráter explorador dos donos do meio de produção no sistema capitalista.      

“Os golpes da Burguesia já são um vício ou mania” escreve ele em seu cordel lançado na noite de quarta-feira ao fazer uma analogia com a atual conjuntura politica brasileira em que tivemos uma presidenta eleita, nas urnas, democraticamente, retirada da Presidência da República por um golpe jurídico-midiático que só aumentará as desigualdades sociais no país.