Notícias

09/08/2018

“Vozes no Combate as opressões” é tema mesa no 8º Congresso do Sintufal

Mesa de debate na tarde desta quinta-feira no 8º Congresso do Sintufal
Mesa de debate na tarde desta quinta-feira no 8º Congresso do Sintufal

 

Na tarde desta quinta-feira (09/08) tivemos mesa com o tema: "Vozes no Combate as opressões" no 8º Congresso do Sintufal. O debate coordenado por Girlaine Santos (Biblioteca Central/Ufal) e Adriana Leite (Cedu/Ufal), contou com os seguintes expositores: professora Lígia dos Santos Ferreira (Ufal/Coordenadora do Neab), Mariana Lopes (Coordenação da Mulher Trabalhadora/Fasubra), professora Elias Ferreira Veras (Ufal) e Maria Zélia de Araújo Lessa Santos (Siass/QVT/Ufal).

A primeira a fazer sua exposição foi à professora da Ufal Lígia dos Santos Ferreira que falou sobre discriminação racial em diversos setores e em seguida foi a vez da enfermeira Maria Zélia de Araújo Lessa Santos que falou sobre assédio moral no local de trabalho e suas implicações para saúde do trabalhador.

Depois foi a vez do professor da Ufal, Elias Ferreira Veras, que falou sobre diversidade sexual e questões de gênero na sociedade atual, utilizando o debate sobre o uso de banheiros públicos (masculino ou feminino) por pessoas trans para iniciar sua exposição e provocar o debate, deixando claro que homens trans desejam utilizar o banheiro feminino e mulheres trans desejam fazer uso do banheiro masculino.

Por último foi a vez da intervenção de Mariana Lopes, coordenadora da Mulher Trabalhadora da Fasubra. Em sua apresentação, ela falou sobre a situação da mulher na sociedade frente à opressão do machismo que se manifesta nos também nos locais de trabalho, entre outras situações já conhecidas. Ao final foi aberto o debate com os presentes.