Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Congresso discute situação dos hospitais universitários

Expositores da mesa sobre “A situação dos HUPAA: caos planejado?”

 

A manhã desta sexta-feira (10/08) do 8º Congresso do Sintufal foi aberta com uma mesa sobre “A situação dos HUPAA: caos planejado?”. Os trabalhos foram coordenados por Roselma Santos (HUPAA/Ufal) e Valdelice Silva (HUPAA/Ufal). Já como expositores tivemos a professora Maria de Fátima Siliansky da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. A segunda foi Janine Teixeira que é técnica da Ufes.

Siliansky durante sua exposição falou sobre a questão da administração dos Hospitais Universitários pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e situações de conflito causadas, principalmente, pela diferente forma de contratação de pessoal que choca com o quadro já existente nos hospitais causando, inclusive, diferenças de remuneração entre trabalhadores com mesma função.       

Já a técnica Janine Teixeira do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) nas suas colocações falou da discriminação em relação aos servidores do RJU que são segundo ela “desqualificados pelos contratados da Ebserh”. Entre outros conflitos gerados pela forma de contratação. Trazendo prejuízos para o setor e jogando trabalhadores contra trabalhadores. Além de empurrar a estrutura pública para privatização.

Ao final foram abertas inscrições para os delegados fazerem intervenções e em seguida os expositores responderam aos questionamentos.

Homenagem

Durante a abertura dos trabalhos, na manhã desta sexta-feira (10/08), foi feita uma homenagem à servidora do HUPAA, Ednelza Miranda Tavares, que faleceu, fazendo um minuto de silêncio. Seu corpo será sepultado hoje 18 horas no Parque das Flores no Tabuleiro dos Martins.   

Compartilhe essa Notícia