Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

PLENÁRIA DA FASUBRA/2018 (RELATÓRIO DE RÔMULLO ROGÉRIO M. SANTOS

PLENÁRIA DA FASUBRA/2018 (RELATÓRIO DE RÔMULLO ROGÉRIO M. SANTOS

            Este breve relatório define a minha participação na Plenária da FASUBRA SINDICAL (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) realizado nos dias 07, 08 e 09 de Dezembro/2018, no Campus da Universidade de Brasília (UNB/DF), que contou com cerca de 160 participantes das Universidades.

 

                                               De uma maneira geral, este evento serviu para iniciarmos as perspectivas de análises da realidade nacional, frente ao Governo de Direita que se inicia com a vitória de Jair Bolsonaro.

 

                                               Inicialmente ocorreu a apresentação dos novos membros das Coordenações de Áreas da FASUBRA. Em seguida, prosseguiu-se a pauta da Plenária com diversos painéis de exposição, destacando-se os principais pontos de discussão e definição de diretrizes gerais:

 

I - ANÁLISE DA CONJUNTURA NACIONAL, AVALIAÇÃO DAS NARRATIVAS E PERSPECTIVAS DO PRÓXIMO GOVERNO;

                       

II - CONJUNTURA SINDICAL: Buscar como principal meta de ação a mobilização dos/as Trabalhadores/as para conduzirmos campanhas de resistências aos ataques aos serviços públicos e agregarmos ações de enfrentamento;

                       

III - DEFENDER A BUSCA PELA UNIDADE DOS TRABALHADORES, MESMO COM TODAS AS NOSSAS DIVERSIDADES, ACOMPANHANDO A MOBILIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMAIS CATEGORIAS, AMPLIANDO MAIORES FRENTES DE LUTAS (iniciando-se com a Reforma da Previdência);

                       

IV - PRIORIZAR A DEFESA INTRANSIGENTE :

=> DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE E PARA TODOS.

=> DO NOSSO PLANO DE CARREIRA (PCCTAE) E SUAS CONQUISTAS.

                                              

                                               Também foram pontos paralelos de discussão a questão das 30 horas, da EBSERH, a avaliação do melhor momento para iniciarmos nossa campanha salarial, o funcionamento do ponto eletrônico (que já se tornou realidade em diversos Institutos Federais e Universidades), bem como a defesa da autonomia universitária, com efetiva ameaça à conquista do voto paritário.

            A programação do evento também foi marcada pela comemoração de 40 anos de existência da FASUBRA, uma das mais importantes entidades representativas dos servidores federais.

            No dia seguinte à realização da Plenária, ocorreu uma reunião específica do Coletivo de Mulheres da FASUBRA, que contou com a participação da companheira Risonilda Costa (HU).

 

            Todos os temas abordados foram importantes e revelaram contextualizações que nos favoreciam a refletir e a exercer determinadas auto-avaliações, tanto no aspecto individual quanto no que se refere ao nosso fazer coletivo na Universidade, em especial no cotidiano das nossas atividades político-sindicais.

 

            Finalizo este relatório, agradecendo a oportunidade de participação aos que me elegeram, em especial ao convívio fraterno com os demais Delegados (Davi Fonseca, Risonilda Costa e José Jerônimo), ressaltando a necessidade de que hajam sempre possibilidades como esta, para assegurar a efetiva garantia de um maior envolvimento da nossa base sindical.

 

 

Rômullo Rogério M. Santos (Assist. em Adm. /Reitoria)

                                                               Delegado eleito em Assembleia, pela Base do SINTUFAL

                                     É PRECISO SONHAR, LUTAR E RESISTIR !

Imagens

Compartilhe essa Notícia