Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Consuni define lista tríplice para escolha de reitor

Expectativa da comunidade universitária é de que o processo democrático seja respeitado (Foto: Ascom/Sintufal)

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniu, extraordinariamente, na manhã desta terça-feira (22/10), na sala dos órgãos colegiados, prédio da reitoria, para discutir e encaminhar o processo de escolha, por meio de votação, dos nomes que irão compor a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação para os cargos de reitor e vice-reitor da Ufal. A nomeação é feita pelo presidente Jair Bolsonaro.

A expectativa da comunidade universitária é de que o processo de consulta (votação em urna) seja respeitado pelo governo federal e o eleito seja nomeado. No Consuni foi referendado nome do professor Josealdo Tonholo, que encabeça lista tríplice para reitor, respeitando o resultado nas urnas. Ele obteve 50 votos de um total de 59 conselheiros. Os outros nomes da lista são os dos professores: Anderson Barros e Alexandre Marques. 

Já para vice-reitoria, a mais votada no Consuni foi à professora Eliane Cavalcanti, diretora do Campus Arapiraca, seguindo, também, o resultado da consulta em urna. Os outros dois escolhidos para a lista tríplice foram Gaus Silvestre e Renato Miranda. 

A reitora Valéria Correia presidiu a sessão do Consuni e fez questão de enfatizar o compromisso com o processo de transição do seu mandato com o futuro dirigente da Ufal. O mandato atual vai até o dia 21 de janeiro de 2020 e Correia destacou, entre suas conquistas, o seu compromisso em encerrar uma gestão marcada pelo caráter democrático e transparente. Ao final, ela parabenizou os eleitos.

Compartilhe essa Notícia