Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Sintufal condena proposta de retorno das aulas presenciais em plena pandemia

Ministro da Educação utilizou rede nacional de rádio e TV para pronunciamento

Foto por: Ascom/Sintufal
Sintufal condena proposta de retorno das aulas presenciais em plena pandemia

O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) manifesta seu repúdio ao pronunciamento do ministro da educação, Milton Ribeiro, transmitido na noite desta terça-feira (20/07), em rede nacional de rádio e televisão, para defender o retorno das aulas presenciais. Ribeiro seguiu o discurso negacionista e ignorou o contexto da pandemia da Covid-19, a lentidão da vacinação e os desmandos do desgoverno Bolsonaro.

É esse o comportamento que prevalece no desgoverno bolsonarista em que o ministro Ribeiro de forma fiel comprovou rezar na mesma cartilha de Bolsonaro. Sem estabelecer nenhum critério de avaliação técnica para defender um retorno às aulas e sem garantir condições seguras para estudantes, técnicos e professores em plena pandemia do Coronavírus.

Sem imunização em massa da população se torna inaceitável um retorno as aulas. Os riscos de agravamento da situação são confirmados por estudos científicos como o feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), mostrando que ainda há falhas nos protocolos de reabertura das escolas, uma vez que não são levados em consideração alguns critérios de cuidados já comprovados pela ciência e definidos como importantes para evitar a contaminação pela Covid-19 nas instituições de ensino, como a ventilação dos espaços e o escalonamento no transporte público para evitar aglomeração.

Estamos chegando aos 560 mil mortos no Brasil pela Covid-19 e o momento não é nada favorável para que se reduzam os cuidados previstos pelos protocolos sanitários. De forma irresponsável, o ministro da educação, Milton Ribeiro, apareceu na TV para defender um retorno às aulas presenciais, sem imunização em massa e nem apresentou qualquer protocolo que garanta um retorno seguro.

Compartilhe essa Notícia