Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Técnicos promovem humanização através de ações lúdicas no HUPAA

Bibliotecária Maria Izabel Calheiros e a psicóloga Vanessa Ferry buscam humanização nas ações desenvolvidas com pacientes

Humanização. Uma palavra que define bem uma iniciativa tomada por uma equipe de técnicas do Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPAA) da Ufal que buscam melhorar o período de convivência entre pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde durante hospitalizações. Através de atividades lúdicas, música e contando histórias, a bibliotecária Maria Izabel Calheiros, a psicóloga Vanessa Ferry e a terapeuta ocupacional Sara Lins desenvolvem ações junto com voluntários e instituições.

Tudo nasceu de uma conversa entre a bibliotecária Maria Izabel Calheiros e a artista Vera Marinho do grupo artístico “Bambolear” que de forma voluntária abraçou a iniciativa. Não demorou para que mais colegas tivessem interesse em participar. Foi assim que Vanessa Ferry, psicóloga, e integrante da equipe da Brinquedoteca junto com a terapeuta ocupacional Sara Lins chegassem para somar. Desta maneira começaram a ocorrer várias ações e uma delas foi uma programação de Páscoa que contou com Oficina de Artesanato, Oficina de Culinária e a visita do grupo Bambolear, levando música e alegria para crianças e acompanhantes do setor pediátrico do HUPAA. “Nossa objetivo é criar espaços lúdicos para melhorar o processo de convivência na hospitalização” destaca Vanessa Ferry, psicóloga. Através de doações e contribuições de voluntários os técnicos desenvolvem seus trabalhos.

Um projeto que também funciona no HUPAA é o dos ”Anjos do HUPPA” que atua através da comunicação realizando “contação de histórias”, uma das práticas mais remotas da humanidade. O grupo percorre vários setores do hospital, dias de terça-feira (Clínica médica), quarta-feira (Nefrologia), quinta-feira (Cacon) e na sexta-feira (Pediatria), interagindo com pacientes para humanizar relação entre profissional e comunidade usuária.

Próximas ações

A equipe da Brinquedoteca do HUPAA já tem uma nova atividade marcada para o dia 18 deste mês que contará com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na oportunidade acontecem apresentações da Companhia de Dança Pisa na Fulô e do coral da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly.

Uma ação para o Dia das Mães que é comemorado no segundo domingo de maio já está sendo preparada. É mais uma iniciativa que espera contar com o apoio de instituições e o trabalho voluntário daqueles que tenham interesse em ajudar.

Compartilhe essa Notícia