Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Sintufal realiza festa do Dia do Servidor neste domingo

Festa do Dia do Servidor Público será neste domingo. Arte: Sintufal

Neste domingo, dia 27 de outubro, a partir das 8h da manhã, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) vai realizar, em seu clube, localizado na Ilha de Santa Rita, na cidade de Marechal Deodoro, a comemoração do Dia do Servidor Público. As atividades começarão no período matutino e se estenderão até o vespertino.

De acordo com o coordenador adjunto de Esporte e Lazer do Sintufal, José Carlos Martins, a programação de comemoração começa logo cedo, às 8h da manhã, com um torneio de futebol. “Às 9h teremos música (voz e teclado). Por volta do meio-dia haverá uma palestra sobre o Outubro Rosa, conduzida pela Coordenação da Mulher do Sintufal. Na sequência, às 13h, teremos mais música com a Banda Só Kapa. Além disso, haverá churrasco e cerveja para os participantes da celebração”, adiantou José Carlos.

Ação do Outubro RosaO mês de outubro é celebrado como um período indicado para a realização de ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Ação conhecida como Outubro Rosa é celebrada, anualmente, desde os anos 90.

Segundo Sonia Maria Nascimento Alves, responsável pela Coordenação da Mulher do Sintufal, o objetivo da ação no Dia do Servidor Público é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero. “Queremos promover a conscientização sobre estas doenças e, consequentemente, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico para contribuir com a redução da mortalidade”, frisa Sonia.

A coordenadora acrescenta, ainda, que o diagnóstico precoce ainda é o maior colaborador para o tratamento eficaz do câncer de mama. “Quando a doença é identificada cedo há grandes chances de se evitar que o tumor alcance outros órgãos do corpo. A enfermidade detectada em sua fase inicial, em grande parte dos casos, aumenta as chances de tratamento e de cura”, enfatiza ela.

Sonia informou ainda que profissionais da Clínica de Radiologia Popular Alagoana estarão repassando informações para os servidores e sorteando nove consultas com retorno e haverá um grupo de animação para as crianças.

Sobre o Dia do Servidor Público O dia 28 de outubro é a data em que se comemora o Dia do Funcionário Público. A data foi criada no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Compartilhe essa Notícia