Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Encontro online debate apoio aos movimentos do campo para escoar produção durante pandemia

Iniciativa da Ufal busca contribuir na comercialização de produtos de assentamentos rurais

Foto por: (Foto: Ascom/Adufal)
Reunião online discutiu escoamento de produção de assentamentos rurais durante impactos sofridos com pandemia da Covid-19

Na tarde desta sexta-feira (15/05), o Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) participou de uma reunião online para discutir com integrantes de movimentos de trabalhadores do campo sobre a possibilidade da venda de produtos resultantes do trabalho de assentamentos rurais neste momento da pandemia da Covid-19 e o necessário isolamento social. O encontro foi uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Eu participei da reunião e o objetivo é apoiar os movimentos do campo para que seja garantida uma logística de vendas de produtos dos assentamentos rurais e uma ideia que surgiu é fazer uma pesquisa, com nossa base da Ufal, para saber quais produtos a categoria possui interesse em adquirir” explica Paulo de Omena, coordenador geral do Sintufal.

Ele complementou que “a partir do resultado da consulta podem ser criados mecanismos, talvez até um aplicativo, para que os pedidos fossem feitos e, em seguida, um agendamento para entrega como forma de contribuir com o consumo da produção do setor, gerando renda”. Omena ressaltou que tudo será discutido em parceria com a Adufal.

Outras estratégias foram discutidas na reunião como a realização de feiras agroecológicas e a necessária divulgação para contribuir com a comercialização da produção dos assentamentos rurais durante pandemia da Covid-19. Outra reunião, inclusive, foi marcada para seguir com os encaminhamentos para concretização do projeto.  

Estiveram presentes ao encontro online, o coordenador geral do Sintufal, Paulo de Omena; o presidente da Adufal, Jailton Lira; a vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira; o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; o Pró-reitor de Extensão, Clayton Santos; e o coordenador de Extensão, Cézar Candeias.

Já como representantes dos Movimentos Sociais do Campo estavam Marcos Marron, do Movimento Via do Trabalho; Damiana Aleixo, do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST); Valdemir Agustinho, do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL); e Adriano Ferreira, do Movimento dos Trabalhadores do Campo (MTC).

Fonte: Ascom/Sintufal com Ascom/Adufal

Compartilhe essa Notícia