Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Sindicato questiona regimes diferentes para trabalhadores da mesma área no HU em plena pandemia

Ofício do Sintufal foi enviado ao superintendente Célio Fernando de Sousa Rodrigues

Foto por: Foto: Divulgação
Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA)

O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) enviou ofício, nesta segunda-feira (15/06), ao médico Célio Fernando de Sousa Rodrigues, superintendente do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA/EBSERH), solicitando que seja avaliada a possibilidade de adoção de regime com jornada de plantão 24 por 72 horas. A reivindicação dos trabalhadores ocorre em consequência da declarada situação de emergência frente à pandemia da Covid-19.   

Diante da solicitação de seus filiados, lotados na maternidade do HUPAA, em sua maioria técnicos e auxiliares de enfermagem, afirmando que a necessidade da reivindicação se deve ao fato de que atuando em situação de pandemia da Covid-19, o risco de contágio do novo Coronavírus é alto.  E com isso se faz necessário otimizar atividades com um melhor aproveitamento do período de descanso. Tornando mais eficiente e indiscutível o isolamento social desta coletividade. A proposta, inclusive, já foi deferida pela chefia imediata (Coordenação de Enfermagem) para adoção de regime com jornada de plantão 24 por 72 horas.

Apesar deste deferimento da Coordenação de Enfermagem ocorre que, alguns dias depois de passarem a exercer suas funções mediante plantões de 24horas, os trabalhadores receberam ordem de seus superiores imediatos de que sobreveio determinação da DIVGP (Divisão de Gestão de Pessoas), repassada diretamente à Superintendência do Hospital Universitário, de que os servidores vinculados ao RJU não mais poderiam desempenhar suas atividades daquela maneira. Entretanto os vinculados através da CLT (EBSERH) continuariam no mesmo regime (24 por 72 horas). O que resultou em mal estar entre trabalhadores atuantes no mesmo setor, com as mesmas atribuições.

Segue, em arquivo anexo, abaixo, cópia do ofício que foi entregue pelo Sintufal a  Superintendência do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA/EBSERH).       

Compartilhe essa Notícia