O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (SINTUFAL), entidade que representa os servidores da UFAL, encaminhou, nesta terça-feira, dia 7 de janeiro de 2025, um pedido de esclarecimentos formais para a Ufal sobre a contratação de funcionários por nova empresa terceirizada. No documento, o Sintufal solicitou explicações sobre um fato de extrema relevância e que impacta diretamente os valores éticos e constitucionais que devem reger a administração pública.
Para entender melhor a situação, é necessário atentar que, recentemente, o Sindicato foi informado de que a antiga empresa terceirizada responsável pela prestação de serviços à UFAL atrasou, reiteradamente, os salários de seus empregados, fato que culminou em uma paralisação legítima das atividades laborais. Tal situação gerou grande desconforto para os trabalhadores e prejuízo ao funcionamento regular da instituição.
O SINTUFAL, ainda que não represente diretamente os empregados terceirizados, não pôde se omitir diante da injustiça social e do impacto nas atividades da Universidade. Por isso, sugerimos à gestão da UFAL que, em um gesto humanitário e em respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana, efetuasse o pagamento direto aos empregados, evitando a perpetuação do conflito. Posteriormente, fomos informados de que o contrato com a empresa terceirizada foi rescindido, medida que entendemos como necessária e justa. Confira em anexo a íntegra do documento em PDF enviado para a Gestão da Ufal.