Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Sintufal realiza assembleia geral extraordinária

Representantes para a Plenária da Fasubra são eleitos

Foto por: Ascom/Sintufal
Assembleia geral extraordinária do Sintufal

Matéria atualizada nesta quarta-feira (10/12) 15 horas

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) realizou, na manhã desta terça-feira (09/12), uma assembleia geral extraordinária no hall do Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A. C. Simões. A pauta incluiu informes gerais, avaliação da mobilização e paralisação, atualização sobre o percentual de 26,05% da URP (2º Grupo) e a eleição de delegados(as) para a Plenária Virtual da Fasubra.

Após a abertura dos trabalhos, foram apresentados informes sobre a Marcha das Mulheres Negras, realizada em Brasília, que contou com participação de integrantes da base do Sintufal. Foi realizado, ainda, um balanço dos dias 3 e 4 deste mês, quando tivemos mobilização e paralisação contra Reforma Administrativa  na Ufal. No útimo dia aconteceu um ato público, pela manhã, na entrada do Campus A. C. Simões. 

A assembleia contou com a presença do pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington Pereira; do diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Clébson Farias; e do secretário-geral da Adufal, Jailton Lira. A condução da mesa foi realizada pela coordenadora geral do Sintufal, Nadja Lopes.

Representantes sindicais e gestores da Ufal repassaram informações sobre reunião realizada em Brasília com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, relativa à rubrica judicial da URP de fevereiro de 1989 (26,05%). Durante a assembleia, foi destacado o caso da UnB, onde o TCU emitiu parecer favorável suspendendo o prazo de supressão da URP até a criação de uma Comissão de Solução Consensual. Essa comissão definirá critérios, prazos e formas de absorção da rubrica. As entidades sindicais solicitaram que a demanda da Ufal seja incluída no mesmo conjunto de medidas adotadas para a UnB, aproveitando-se a comissão futura para elaboração de uma transação processual que permita avançar no acordo e encerrar o litígio.

Ao final, foi realizada a eleição dos delegados para a Plenária Virtual da Fasubra, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de dezembro. Duas chapas foram inscritas: a Chapa 1 recebeu 19 votos e a Chapa 2 obteve 16 votos, além de dois votos nulos. Assim, foram eleitas como delegadas Nadja Lopes e Sônia Lima (Chapa 1) e Danilo Cândido (Chapa 2). A direção do Sintufal também indicou Iracema Maria da Silva, cujo nome foi referendado pela assembleia.

Compartilhe essa Notícia