Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

HUPAA é alvo de denúncia em relação a trabalhadoras gestantes em virtude do risco de contaminação pela Covid-19

Tema foi alvo de matéria na mídia alagoana e o Sintufal cobrou respostas

Foto por: Arte: Ascom/Sintufal
HUPAA é alvo de denúncia em relação a trabalhadoras gestantes em virtude do risco de contaminação pela Covid-19

O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) não só em uma oportunidade fez questionamentos formais, junto à direção Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Ufal, sobre preocupações com o trabalho dos profissionais durante a pandemia da Covid-19 e os possíveis riscos de contaminação. Inclusive com o fato recente publicado na mídia alagoana.

Desta vez a denúncia, publicada no site de notícias: https://gazetaweb.globo.com/index.php/, nesta quarta-feira (10/02) dizia a respeito de trabalhadoras gestantes e lactantes do HUPAA que, após convocação da direção do Hospital Universitário, estariam trabalhando na linha de frente, atendendo pacientes com Covid-19.

Mais uma vez o Sintufal cobrou respostas do HUPAA e, por sua vez, o hospital emitiu “Nota de Esclarecimento” com texto que segue abaixo:

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL/EBSERH) a respeito da notícia vinculada na GazetaWeb com o título “Covid: HU convoca gestantes e lactantes para trabalho presencial e expõe funcionárias ao risco de contaminação, vem esclarecer que o Hospital tem em seu pilar principal a valorização de seus colaboradores, bem como a preocupação coletiva das garantias legais para seus profissionais.

Nesse contexto, esclarece que todas as normativas para trabalho remoto de servidores públicos excluíram profissionais assistenciais da área de saúde, tal medida visa o não fechamento de setores em serviços que mais do que nunca precisam socorrer a população.

Outrossim, informa que todas as previsões legais referentes a licenças, ou decisões de afastamento estão garantidas, não se cogitando, em nenhuma hipótese medidas que se contraponham a legislação.

Além disso, o HUPAA não autoriza, nem permite a presença nenhuma de suas colaboradoras (es) em vulnerabilidade em áreas de atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19, os quais, quando identificados, são imediatamente isolados, havendo um rigoroso e constante monitoramento dessas situações pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do HUPAA.

Informa ainda que o trabalho remoto no HUPAA foi extinto não agora, mas em resolução publicada em agosto de 2020, restando para agora apenas a revogação da portaria que o havia instituído no primeiro mês da Pandemia já ocorreu o retorno da maioria dos mais de 2000 trabalhadores ao HUPAA face a necessidade de se retomar gradualmente alguns serviços no Hospital, mantendo-se todas as medidas sanitárias e de proteção, não só aos seus trabalhadores mas também aos pacientes que deles dependem.

Por fim, resta esclarecer que o Plano Nacional de Imunização incluiu a disponibilidade de vacinação de gestantes e lactantes, obviamente desde que estas tenham voluntariamente interesse em ser vacinadas e tenham condições clínicas para tal.

Com a divulgação da nota, o site, que antes havia feito a denúncia, publicou a posição do HUPAA em relação ao caso. Interessados por conferir por meio do link 

Compartilhe essa Notícia