Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

19M: Dia Nacional de Luta “A Educação precisa resistir”

Em Maceió, entidades da educação de Alagoas realizam um protesto às 9h, em frente à entrada do Palácio República dos Palmares, na Rua Cincinato Pinto

Foto por: Ascom/Adufal
19M: Dia Nacional de Luta “A Educação precisa resistir”

Nesta quarta-feira, dia 19 de maio, técnicos, docentes e estudantes das instituições de ensino superior públicas - federais, estaduais e municipais – realizam atos por todo o país no Dia Nacional de Luta “A Educação precisa resistir”. As entidades da Educação (FASUBRA Sindical, ANDES-SN, SINASEFE, UNE e FENET) organizaram um ato nacional para marcar o dia 19 de maio. Trata-se do “Dia de Luta e Resistência em Defesa da Educação”, que terá mobilizações pelo país contra o governo de Bolsonaro, que tem realizado cortes na Educação e intervenções nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), entre outros ataques.

A mobilização será por vacina, pão, saúde e educação; pelo Fora Bolsonaro e Mourão; contra o Projeto de Lei (PL) 5595/20, que prevê a reabertura de escolas, universidades, institutos e Cefet no pior momento da pandemia da Covid-19; pela recomposição dos orçamentos das instituições federais de ensino; contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, da reforma Administrativa; e também pela revogação da Portaria do MEC 983/2020, que traz ataques aos professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Em Maceió, o Sindicato dos Trabalhadores na Ufal (Sintufal), com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), junto com Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), organizaram uma manifestação, às 9h da manhã, dia 19 de maio, em frente à entrada do Palácio República dos Palmares (Rua Cincinato Pinto), no Centro.

As entidades da educação frisam que todos e todas que comparecem ao protesto devem estar utilizando máscara, buscar o distanciamento social, quando possível, e higienizar as mãos frequentemente utilizando álcool 70.

Além disso, às 11h e às 17h será levantada no Twitter a hashtag (em português, palavra-chave) #educaçãoprecisaresistir com informações acerca dos ataques à educação pública brasileira. À noite, projeções serão feitas na Esplanada dos Ministérios ou no Museu Nacional, em Brasília (DF), ainda a definir.

Fora Bolsonaro inimigo da educação! Chega de cortes!

#TiraAmãoDaEducação #ForaBolsonaroeMourão #ContraOsCortesNaEducação #ContraasIntervenções

Com informações de Karina Dantas (Ascom/Adufal)

Compartilhe essa Notícia