Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Nova direção do Sintufal toma posse e foca em unidade da categoria

Luta contra a PEC 32 e o desmonte do serviço público foram destaques nas falas

Foto por: Ascom/Sintufal
Novo coordenador geral, Ricardo Moresi, ressalta a necessidade da luta constante para barrar a PEC 32

A nova Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) tomou posse, na tarde desta terça-feira (05/10), para o biênio 2021/2023. A solenidade foi realizada no auditório da reitoria da Ufal, campus A.C. Simões, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

O coordenador geral da nova gestão, Ricardo Moresi, enfatizou em seu discurso de posse que “a vontade da maioria dos técnico-administrativos da Ufal prevaleceu e celebramos, aqui, não o triunfo da Chapa 1 – denominada Sintufal para Todos – mas da vontade de cada técnico e de cada aposentado, que tirou parte do seu tempo para exercer seu direito de votar; e a posse, que agora se concretiza, significa que a vontade dos técnicos prevaleceu e a nossa preciosa democracia prevaleceu, mais uma vez”, frisou.

Já o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, ressaltou a importância da união entre professores e técnicos na luta contra PEC 32, que trata da destruição dos serviços públicos. Ele evidenciou também a necessidade de mantermos a luta constante pelo impeachment do presidente Bolsonaro. Jailton relatou também a batalha jurídica conjunta das duas categorias contra a suspensão das rubricas judiciais, mostrando sempre o quanto essa parceria entre o Sintufal e a Adufal é construtiva.

Por sua vez, Moresi destacou que, por fim, queria – ele e os demais integrantes da chapa vitoriosa – agradecer aos predecessores que construíram a luta sindical. “É imprescindível estar unidos e ter possibilidade de articulação política capaz de gerar alianças, mesmo que pontuais, mas que possam afrontar o “inimigo dos trabalhadores” e garantir avanços diante desse momento de resistência”, afirmou o coordenador geral.

Ricardo frisou ainda a necessidade de travar uma luta diária em defesa dos servidores públicos, da educação pública, da vida, do SUS, da vacina, da democracia e de nos posicionarmos frontalmente contra a PEC/32.

Participações - A solenidade de posse contou com a participação dos filiados (ativos e aposentados), e também do reitor Josealdo Tonholo; da vice-reitora, Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti; do presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Jailton Lira; da vice-presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Sandra Lira; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington da Silva Pereira; do pró-reitor estudantil, Alexandre Lima Marques da Silva; do diretor-geral do DAP, Bruno Morais; do chefe de gabinete reitoral, Ubirajara Oliveira; da assessora técnica do gabinete reitoral, Rafaelly Aguiar; do superintendente do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Célio Rodrigues; do gerente administrativo do HU, Anderson de Barros Dantas; e do responsável pela Divisão Administrativa Financeira do HU, Rodolfo de Oliveira Ferreira.   

Compartilhe essa Notícia