Professores fazem paralisação de advertência no dia 23 e nova assembleia na próxima semana
Os técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas deliberaram, nesta segunda-feira, por meio de assembleia geral unificada on-line com os docentes, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade federal de Alagoas (Sintufal) e pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) via aplicativo Zoom, a adesão à greve, a partir de 23 de março, e promoção da construção de uma agenda de mobilizações. Ao todo, participaram quase 400 pessoas. Dentre elas, 115 técnicos e os demais eram docentes.
De acordo com o coordenador geral do Sintufal, jornalista Ricardo José Oliveira Ferro (Moresi), 87 técnicos votaram no formulário on-line de votação. “Desses, 48 votaram a favor da greve já a partir da próxima 4ª feira. Os demais 39 votaram pelo indicativo de greve no dia 23, marcação de uma nova assembleia na próxima semana para avaliar o quadro e a construção de uma agenda de mobilizações”, destaca.
Já os docentes decidiram pela paralisação no dia 23 e marcação de uma nova assembleia para próxima semana. Mesmo com decisões distintas, as entidades seguem na luta para organizar e elaborar uma agenda de mobilizações que busque recomposição salarial emergencial das perdas de 19,99%.
Ao final da assembleia, foi aprovada a criação de uma Comissão Unificada de Mobilização. A primeira reunião dos representantes do Sintufal e da Adufal já aconteceu na tarde desta segunda-feira (21) no modo online.
O coordenador geral do Sintufal, Ricardo Moresi, participou também de uma reunião on-line da Fasubra para que se tenha um panorama de como as entidades nacionais estão avaliando a deflagração da greve nacional na próxima quarta-feira, dia 23.