Categoria: Comunicados | Publicado: | Última Modificação:

Sintufal alerta filiados sobre tentativa de golpe envolvendo suposta restituição de contribuições previdenciárias

Foto por: Ascom/Sintufal
Sintufal alerta filiados sobre tentativa de golpe envolvendo suposta restituição de contribuições previdenciárias

 

A fraude vem ocorrendo através do envio de uma correspondência ao endereço de alguns de nossos filiados, por meio de uma entidade fantasma, autodenominada “ADSI - Assessoria dos Servidores Inativos”, que no documento enviado informa da existência de suposto crédito em nome do interessado, pedindo que entre em contato através de números de telefone com DDD 61 – Brasília/DF.

A Coordenação Geral do SINTUFAL alerta que nenhuma das informações ali contidas é verdadeira. O texto mistura conteúdos diversos, apresenta vários termos complexos e aponta entidades oficiais, tudo no intuito de conferir credibilidade ao seu emissor, uma vez que esta NÃO é a conduta correta se de fato houvesse algum valor a ser pago ao beneficiário de plano de previdência complementar.

É relevante destacar que em todas as correspondências que estão sendo enviadas, a suposta quantia a ser paga é exatamente a mesma, o que é improvável, indicando claramente a fraude.

O objetivo desses estelionatários é que o destinatário da carta entre em contato pelos números de telefone informados, para daí então serem enganados com uma justificativa de que é preciso efetuar um pagamento prévio, para poderem receber o valor que teriam direito.
 

Infelizmente, nos dias atuais quadrilhas de bandidos conseguem obter no mercado negro listas comercializadas por “hackers” e pessoas inescrupulosas, com acesso privilegiado a bancos de dados, as quais contém informações de milhares de servidores, ativos, aposentados e pensionistas, para praticar este tipo de fraude.
 

Sendo assim, o SINTUFAL orienta todos os seus filiados/as que ignorem as orientações dessa correspondência, não entrem em contato, nem façam qualquer pagamento, com a justificativa de liberação de dinheiro.
 

A Assessoria Jurídica do SINTUFAL orienta que acaso algum filiado/a que tenha recebido a correspondência se sinta inseguro com relação aos dados pessoais de posse de tal entidade, registre boletim de ocorrência nos meios disponibilizados pela Polícia Civil de Alagoas, para se prevenir de futura utilização indevida desses dados.
 

Por fim, o SINTUFAL adverte que assuntos relacionados a ações judiciais em trâmite ou pagamento de valores de RPV/precatórios que tenham como interessados nossos filiados/as, devem ser tratados diretamente no SINTUFAL ou com os escritórios de advocacia que patrocinam essas causas, acrescentando que as informações sobre as ações do Sindicato são sempre disponibilizadas no site oficial e nas redes sociais:
E-mail: contato@sintufal.org.br
Telefone: (82) 3336-7648
Facebook: sintufaloficial
Instagram: @sintufaloficial

 

Compartilhe essa Notícia