Geap estará na sede do Sintufal para prestar esclarecimentos e orientar os filiados a partir de quarta-feira (14/09)
Na sexta-feira (09/09), coordenadores do Sintufal estiveram na sede da Geap em reunião com seu gerente estadual, para tratar sobre as perspectivas da decisão no processo nº 0020305-59.2009.8.02.0001, da 1ª Vara Cível da Capital, no qual vigorava decisão liminar desde 2009 aos servidores vinculados ao plano Geap Saúde II.
Representaram o Sintufal no encontro, o coordenador Geral, José Marcos Gomes, a coordenadora Jurídica, Iracema Maria da Silva, o coordenador de Comunicação, Kléber José dos Santos, e o assessor jurídico, advogado Francisco de Assis Silva Filho.
Na ocasião, os coordenadores foram apresentados ao gerente da Geap, Pátroclus Quintela de Medeiros. E na oportunidade aproveitaram para discutir com Medeiros, “as principais dúvidas e apreensões dos filiados quanto à decisão que retira os efeitos da liminar concedida e, principalmente, a repercussão financeira sobre os beneficiários”.
Segundo o representante da Geap, sendo a Ufal a maior patrocinadora em Alagoas em termos quantitativos, o interesse da instituição é que todos os atuais servidores ativos, aposentados, pensionistas e agregados permaneçam vinculados aos planos da empresa, tendo em vista que isso fortalece e barateia os custos para todos.
Também explicou que ”embora saiba da dificuldade para muitos servidores suportarem os valores atualmente cobrados nos planos, a Unidade Administrativa Estadual não tem poderes para agir de forma a modificar ou criar novas tabelas de valores, específicos para os servidores da Ufal, competência atribuída ao Conselho da Geap”.
Por outro lado, informou que novos planos já estão em processo de inclusão no portfólio da Geap, e que poderão ser uma alternativa interessante aos servidores atingidos pela decisão judicial, uma vez que os novos produtos terão abrangência e serviços diferenciados em relação aos atuais, permitindo maior poder de escolha e valores reduzidos aos usuários.
Foi enfatizado pela representação do Sintufal, “a necessidade de uma maior publicidade das informações sobre os planos e suas formas de utilização que podem, inclusive, reduzir os custos para os servidores, como os serviços de telemedicina, o aplicativo para celular e as mudanças na cobrança de coparticipação”.
Os Coordenadores também cobraram que fosse dispensada “uma maior atenção da Geap nos processos de transição de planos dos servidores atingidos, e bem assim uma maior rapidez na disponibilização dos novos planos aos usuários, permitindo que eles tenham mais opções que as atuais e que elas sejam mais baratas”.
Medeiros se comprometeu a levar os pleitos do Sintufal aos setores competentes, e reforçou que “o canal de comunicação e de diálogo com o Sindicato sempre esteve e estará aberto”. Se dispôs a enviar um funcionário da empresa para sede do Sintufal, de forma regular, para prestar esclarecimentos e orientar os filiados, o que se iniciará na próxima quarta-feira (14/09), a partir das 9 horas.
Por fim, o representante da Geap se prontificou a manter contato permanente com o Sintufal no sentido de “informar quanto à resposta das solicitações feitas na reunião, e estabelecer uma parceria visando a manter todos os filiados informados sobre as mudanças que virão”.
A coordenação do Sintufal finalizou o encontro “exaltando e agradecendo a receptividade dos gestores da Geap, ressaltando a preocupação do Sindicato com este tema, que afeta centenas de filiados, muitos em situação difícil, carecendo de atitudes eficientes nesse momento, visando resguardar os direitos, o bem estar, a saúde e a dignidade de todos”.