Grande público esteve em União dos Palmares que foi sede do Quilombo dos Palmares
O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) organizou caravana para Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, neste domingo (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra. A ação promovida pelo Sintufal envolveu cerca de 40 pessoas e foi uma oportunidade para conhecer um pouco da luta dos escravos pela liberdade no Brasil. Tendo com líder Zumbi dos Palmares.
Resumo histórico
No século XVIII, estabeleceu-se na Serra da Barriga no Quilombo dos Macacos, a sede do Quilombo dos Palmares. Na paisagem natural e edificada, observam-se, ainda, grande quantidade de palmeiras que, segundo historiadores, deram origem ao nome Palmares. Entre as características da Serra da Barriga estão as nascentes que alimentam um açude e uma lagoa. Esta última, denominada Lagoa dos Negros, é um dos lugares sagrados da Serra, onde os religiosos de matriz africana realizam rituais.
O Quilombo dos Palmares representa um marco na luta dos escravos no Brasil. Tal processo diz respeito aos ancestrais africanos que se manifestam nas formas imateriais de suas religiões, seus deuses, mitos, objetos sagrados de cultos, artefatos de uso cotidiano, alimentos, expressões culturais e alguns espaços geográficos mantidos por seus descendentes como locais sagrados ou de preservação da história das pessoas negras trazidas da África. Veja fotos no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/1UVn_aoRWSuS7QL5jI7kFQ08rLY3PVCoJ
Fonte: Ascom Sintufal com informações do IPHAN