Assembleia de base destaca que acordo com governo obteve avanços
O Sindicato dos Trabalhadores Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) realizou, na manhã desta segunda-feira (01/07), uma assembleia geral extraordinária de greve, no hall do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/Ufal), e com 54 votos favoráveis ao retorno na próxima segunda-feira (08/07) contra 33 pelo retorno na quarta-feira (03/07) e duas abstenções, definiu o fim da paralisação.
Como o termo de acordo com o Governo Federal foi assinado, já na semana passada, os técnicos administrativos que já haviam aprovado o acordo, definiram, agora, o dia do retorno as atividades na Ufal. Na assembleia foi aprovada, também, a criação de uma comissão para dialogar com os servidores sobre os avanços conquistados durante negociação com o governo.
A assembleia já elegeu três representantes da base por unanimidade para compor uma Comissão Tripartite de 9 representantes, formada por 3 indicações do Sintufal, 3 da Reitoria e 3 da (Base: Flávio Marques, Fabianny Torres e Risonilda Costa), para fazer o acompanhamento do trabalho represado/reprimido durante a greve.
Durante a assembleia, várias lideranças destacaram que “o acordo assinado com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e o Ministério da Educação (MEC) representa uma grande vitória da categoria”. Deixando claro que a greve foi vitoriosa graças a unidade e o empenho da base sindical. O resultado da assembleia será enviado ao reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ainda hoje, para que ele tome conhecimento, oficialmente, da decisão sobre o retorno ao trabalho.