Protesto nacional acontece nos dias 15 e 16 deste mês
O corpo técnico da Universidade Federal de Alagoas decidiu, por unanimidade, nesta segunda-feira, dia 07, em assembleia extraordinária do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), pela paralisação de 48h das atividades nos dias 15 e 16 de outubro. A decisão foi referendada pela categoria técnica da Ufal que optou por aderir à paralisação nacional, seguindo orientação da Fasubra.
Fato acontece em função do descumprimento do que foi acordado ao final da última greve. A Fasubra tem lutado para que o acordo de greve, que foi assinado entre as representações dos trabalhadores e o Governo Federal seja cumprido em sua integralidade.
No entendimento da federação, a desculpa da esfera federal de que não poderia ser colocado o RSC no projeto de lei (PL) enviado ao Congresso, porque o orçamento de 2026 não está analisado e discutido em GT, não é verdade, uma vez que o aumento de 5% para 2026 está no PL. Todo o acordo de greve, defendem os trabalhadores da educação e a Fasubra, deverá ser cumprido, inclusive o reposicionamento de aposentados.
A assembleia desta segunda-feira serviu também para eleger os representantes da categoria que irão participar do XI Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentados(as) e Pensionistas, que é organizado pela Fasubra Sindical, e vai acontecer no período de 15 a 17 deste mês, em Brasília-DF. Os eleitos foram Paulo Omena (Chapa 01) e Evilazio Freire (Chapa 02). O coordenador geral do Sintufal, José Jerônimo da Silva, também vai participar do encontro como representante da Direção Colegiada do Sintufal.