Dia Nacional de Paralisação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE)
O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) realizou, na manhã desta segunda-feira (05/05), uma manifestação na entrada principal do Campus A. C. Simões para marcar o Dia Nacional de Paralisação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) das universidades federais, para reivindicar cumprimento do acordo de greve por parte do governo federal.
“Nossa luta é para externar nossa indignação e exigir que o Governo Federal construa os instrumentos necessários à efetivação dos nove pontos pendentes relativos ao último acordo de greve” argumentou Nadja Lopes, coordenadora geral do Sintufal. O Sindicato segue orientação e definição da pauta nacional, discutida e aprovada durante plenária da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).
Os médicos e médicos veterinários da Ufal também participaram da manifestação para mostrar insatisfação com o fato de que essas categorias até o momento não foram incluídas para ter seu direito ao reajuste garantido. Faixas do Sindicato dois Médicos de Alagoas também foram utilizadas no protesto em apoio aos profissionais da Saúde.
No calendário nacional de luta da Fasubra já estão marcadas paralisações para os dias 21 e 22 deste mês, quando ocorrem também caravanas a Brasília. O objetivo é pressionar o governo federal pelo cumprimento integral do acordo de greve, firmado em 2024, que inclui: reestruturação da carreira, condições de trabalho, jornada de 30h semanais, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para todos, reposicionamento dos aposentados, regra de transição das acelerações, entre outros temas.