O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) vem a público expressar sua total solidariedade à deputada federal e enfermeira Rejane (PCdoB/RJ), que recentemente enfrentou episódios de racismo institucional na Câmara dos Deputados.
Sabemos que, mesmo ocupando um espaço de destaque e representando o povo brasileiro, a deputada Rejane tem sido constantemente desrespeitada e questionada por sua cor e por sua condição de mulher negra. Essas atitudes revelam uma triste realidade: o racismo estrutural ainda está presente em nossas instituições, dificultando a presença e o protagonismo de pessoas negras em espaços de poder.
O Sintufal repudia veementemente qualquer forma de discriminação e reafirma a necessidade de ações concretas para combater o racismo institucional e estrutural. Acreditamos que todos merecem respeito, dignidade e o direito de exercer seus papéis sem medo de serem silenciados ou barrados por sua cor ou origem.
Nos solidarizamos com a deputada Rejane e reforçamos nosso compromisso de lutar por uma sociedade mais justa, onde a diversidade seja reconhecida e valorizada. Não podemos aceitar que o racismo continue sendo uma barreira para o avanço de pessoas negras na política, na educação e em todos os espaços de decisão.
Seguiremos firmes na luta contra o racismo e por um Brasil mais igualitário e respeitoso para todos.
Sintufal – Sindicato dos Trabalhadores da Ufal