Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Técnicos administrativos da Ufal recebem com otimismo a notícia da implantação da aceleração por capacitação

Foto por: Ascom/Ufal
Implantação da aceleração por capacitação representa a efetivação de um dos pontos do acordo de greve e o reconhecimento e valorização dos seus técnicos administrativos

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) recebeu com grande otimismo a notícia divulgada ontem pelo Departamento de Administração de Pessoal da Universidade Federal de Alagoas (DAP/Ufal) sobre a implementação da aceleração da progressão por capacitação dos técnicos administrativos. Essa conquista representa um avanço importante, especialmente em um momento em que temos pressionado a esfera federal para que seja cumprido integralmente o acordo de greve firmado em junho de 2024 entre o governo federal e as representações dos trabalhadores.

Conforme o comunicado divulgado pelo DAP na última segunda-feira (12/05/2025), o departamento recebeu o processo administrativo autorizado pelo Magnífico Reitor Josealdo Tonholo para a implantação da aceleração da progressão por capacitação. Na terça-feira (13/05/2025), foi expedida a portaria de concessão dessa progressão para os 1.193 técnicos-administrativos em educação ativos da instituição.

Segundo Nadja Lopes, coordenadora geral do Sintufal, o corpo técnico do DAP empenhou-se ao máximo para promover o lançamento das progressões de forma automatizada. No entanto,  “Destaque-se aqui o esforço dedicado pela Direção do DAP e por cada servidor daquele departamento, que se mobilizaram intensamente, realizando uma força-tarefa junto à equipe da CCAF/DAP para realizar as implantações de forma manual”, afirmou Nadja.

"Não podemos esquecer também do trabalho da Comissão formada por integrantes da Progep, DAP e da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) e do nosso Sintufal para que todos os trâmites burocráticos pudessem ser superados e chegassêmos até essa conquista", pondera Nadja. Ela também ressaltou que houve uma forte orientação política do reitor Josealdo Tonholo e da vice-reitora Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti, no sentido de viabilizar a tramitação e a implementação dessa importante conquista para os técnicos da instituição.

“Saliento ainda o compromisso do pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira; do diretor-geral do DAP, José Clebson Silva de Farias; da diretora-adjunta, Elma Fabiane da Silva Santos; além de todos os técnicos lotados no departamento. A gestão superior da Universidade reafirma, mais uma vez, seu compromisso com a garantia e a preservação dos direitos dos nossos servidores, especialmente do corpo técnico”, concluiu Nadja Lopes.

Essa conquista reforça o compromisso da Ufal com o reconhecimento e valorização dos seus técnicos administrativos, fortalecendo o diálogo e a luta por direitos justos e dignos para todos.

Compartilhe essa Notícia