Data foi marcada por evento, organizado pelo Sindicato, que aconteceu no auditório da Reitoria da Ufal
Na última sexta-feira (25/07), pela manhã, como forma de marcar comemoração pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha aconteceu palestra com o tema: "Saúde da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: Conquistas e Desafios". Uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) realizada no auditório da Reitoria da Ufal, pela manhã.
O objetivo do Sintufal neste dia de luta e reflexão foi o de “dialogar sobre os avanços, resistências e os desafios enfrentados por mulheres negras em sua saúde física, emocional e social, reafirmando a importância de políticas públicas inclusivas e do protagonismo negro em todos os espaços”.
Participaram dos debates a professora Regla Toujaguez La Rosa (Coordenadora do (NEABI/CECA) que falou sobre o tema: A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: Por que ainda é necessária?
Tivemos também a presença da professora Merlym Dianet Benitez (Área Higiene e Epidemiologia), falando sobre o tema: Saúde da Mulher Negra em Cuba. Principais conquistas e desafios. A mestranda Dina Bárbara Aguado Herrera (Mestranda de Cuba em estágio da Ufal pelo Programa “Move La América” da CAPES) fez palestra sobre o tema: A identificação de compostos naturais como candidatos a fármacos para tratamento do câncer e seu impacto na Saúde Cubana.
Já a professora Manuela Callou (Relações Internacionais/ASE) fez apresentação sobre o tema: Programa de Mobilidade Estudantil “Move La América”. A doutoranda Fernanda Ferreira da Silva (Doutoranda em Serviço Social - PPGSS/UFAL) teve a seguinte temática de apresentação: Exploração sexual de crianças e adolescentes no capitalismo contemporâneo. E apara finalizar o evento tivemos o Pai Célio, falando sobre o tema: Saúde nos terreiros – Plantas medicinais.