O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) manifesta total solidariedade ao deputado federal Paulo Fernando dos Santos – Paulão (PT/AL), diante da ameaça de perda de mandato em julgamento pautado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para esta segunda-feira, 22 de setembro.
A ação, movida pelo Partido Republicanos, busca anular os votos obtidos em 2022 pelo então candidato João Catunda (PP), segundo suplente da coligação, com o objetivo de provocar uma recontagem que alteraria artificialmente a composição da bancada alagoana na Câmara dos Deputados.
Especialistas do meio jurídico já classificaram essa iniciativa como “teratológica, absurda e transversa”, por se tratar de uma tentativa clara de manipular o resultado eleitoral e de atacar o mandato de um parlamentar legitimamente eleito pelo povo de Alagoas.
Reafirmamos nosso repúdio a qualquer tentativa de desrespeitar a soberania das urnas e de deslegitimar a representação popular. Paulão tem trajetória reconhecida na defesa da democracia, defesa da educação pública, dos direitos sociais e dos interesses da classe trabalhadora.
Democracia não se golpeia. O mandato é do povo. Nossa solidariedade ao deputado federal Paulão (PT/AL).