Técnicos exigem avanços nas negociações e cumprimento da integralidade do acordo
Na manhã desta quinta-feira, 05 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) realizou uma Assembleia Extraordinária no Centro de Interesse Comunitário (CIC/Ufal). O encontro reuniu os técnico-administrativos e foi aprovado, por unanimidade, o indicativo nacional de greve a partir do dia 23 deste mês.
Uma nova assembleia ficou marcada para o dia 20 de fevereiro, 9 horas, no hall da Reitoria, Campus A. C. Simões. Na oportunidade, deve ser feita uma nova avaliação de conjuntura para definir os rumos da mobilização diante da "mesa de enrolação" e à falta de avanços estruturais na carreira por parte do governo federal.
Durante a assembleia, foram feitos informes sobre a última plenária nacional virtual da Fasubra. Em seguida, vários participantes se inscreveram para falar e fizeram avaliações de conjuntura, propondo caminhos para a luta. Um tema recorrente diz respeito ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), ressaltando sua importância como instrumento de valorização profissional dos técnico-administrativos em educação, reconhecendo experiências e formações adquiridas ao longo da trajetória de trabalho e o fato de aposentados e servidores em estágio probatório não terem sido contemplados.
O Sintufal pretende investir na ampliação da mobilização, nos próximos dias, buscando organizar ações por locais de trabalho para aumentar engajamento coletivo.