O Sintufal realizou, na manhã desta quinta-feira (20/06), em conjunto com o Fórum em Defesa do SUS, Frente Nacional de Luta Contra as Privatizações da Saúde e o Centro Acadêmico Sebastião da Hora (curso de Medicina da Ufal) , uma Marcha Fúnebre Contra a Ebserh e em Defesa do HUPAA.
A concentração começou no hall de entrada do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e em seguida eles saíram em caminhada pelas dependências do HUPAA, indo até ao prédio da Reitoria.
O objetivo foi denunciar a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que tem como meta entregar os 45 Hospitais Universitários para serem administrados por uma empresa de acordo com a Lei 12.550/11. Com isso, a população usuária do HUPAA será prejudica, pois serão feitos convênios para atendimento de serviços operados por planos de saúde privados.   
O ensino, a pesquisa, a extensão e os serviços de saúde prestados pelos hospitais universitários ficarão sob a lógica do mercado, o que constitui uma séria ameaça ao caráter público da saúde e da educação. O movimento vai continuar com a mobilização e novas manifestações serão marcadas.