Categoria: Notícias | Publicado: | Última Modificação:

Sintufal convoca seus filiados para participar de ato em defesa da educação pública brasileira

Convocação aos filiados do Sintufal

Chegamos ao dia 30 de maio de 2019 e estamos indo as ruas de Alagoas e do Brasil para manter um direito que nos é assegurado pela Constituição de 1988 e que está preconizado no artigo 205 da nossa Carta Magna, ou seja, a educação é um direito de todos e um dever do Estado. Logo, a educação precisa ser promovida, carece ser incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. O atual governo federal faz questão de evidenciar que a educação pública é sua inimiga e vem, sistematicamente, promovendo medidas no sentido de tornar as instituições de ensino cada vez mais sufocadas.

Nós – enquanto representação dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas – entendemos que o bloqueio de 30% das verbas de todas as universidades e institutos federais, imposto pelo Ministério da Educação (MEC), no último dia 30 de abril de 2019, logo após as ações contrárias ao contingenciamento de verbas da Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), é uma idiossincrasia hostil e representa uma afronta a todas as áreas do conhecimento.

A cada dia esse governo evidencia seus propósitos nefastos que visam, prioritariamente, à promoção da decadência cultural, tecnológica e científica e, consequentemente, pretendem trazer estragos para educação pública, gratuita e qualidade e, também, para o bem-estar do povo brasileiro. A Nova Gestão do Sintufal se solidariza com cada educador que realiza o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades brasileiras e repudia mais esse ataque às Instituições de Ensino Superior. Ao mesmo tempo, convoca toda a base da nossa categoria para nos mantermos firmes e em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no país.

Carecemos estar unidos, fazer a luta justa e honesta, centrada na conscientização da nossa base. É imprescindível ter clareza de que não há saída fácil para nossa situação. Então, vamos criar mais unidade e resistência como uma saída possível para a encruzilhada em que estamos atravessando. É imprescindível estar unidos e ter possibilidade de articulação política capaz de gerar alianças, mesmo que pontuais, mas que possam afrontar o “inimigo” e garantir avanços diante desse momento de resistência.   

Devemos perceber que o fio que deve nos conduzir é a unidade. Portanto, queremos contar com a participação de cada servidor técnico-administrativo da Ufal no ato em favor da educação brasileira, nesta quinta-feira, 30 de maio de 2019, com concentração na Praça do Centenário, aqui em Maceió. Precisamos da sua voz, da sua energia e da sua incansável disposição para vencermos a política de desinvestimento que tem assolado de forma contundente a todas as instituições públicas de educação do país. Juntos nós somos mais fortes. Por isso, vamos unificar a luta e não aceitaremos nenhum direito a menos!

 

Compartilhe essa Notícia