São 26 membros, sendo 13 do poder público e 13 da sociedade civil organizada
Na manhã desta sexta-feira (28/02), no Palácio República dos Palmares, o governador Teotonio Vilela empossou os membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O órgão é composto de 26 membros, sendo 13 do poder público e 13 da sociedade civil organizada, entre os quais está a representação do Sintufal.  
A titular é a coordenadora de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia do Sintufal, Laurita Santos, que ficou impossibilitada de comparecer por questões familiares. Diante de sua ausência o seu suplente e coordenador geral do Sintufal, Jeamerson Santos, compareceu a solenidade. Além dos novos conselheiros, vários representantes dos movimentos sociais estiveram presentes para prestigiar o evento.
Durante a solenidade, os oradores destacaram que a criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial em Alagoas é fruto da luta das lideranças do movimento negro. Ressaltando que há muito a ser feito pela frente. Uma primeira reunião já está sendo agendada para o dia 11 de março pela manhã. O local não ficou definido. No primeiro encontro deve ocorrei a eleição da presidência do Conselho.
Composição
Entre os membros do Conselho, pela representação do poder público, estão as Secretarias da Mulher, da Defesa Social (Seds), do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Saúde (Sesau), da Educação e do Esporte (SEE), da Promoção da Paz (Sepaz), da Cultura (Secult), da Articulação Social (Seas) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Universidade Estadual de Alagoas, Instituto de Terras do Estado de Alagoas e Assembleia Legislativa.
 
No caso da representação da sociedade civil fazem parte o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas, Central Única dos Trabalhadores, Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e Grupo União Espírita Santa Bárbara/Centro de Formação e Inclusão Social Inaê.
 
Temos ainda a Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes Quilombolas de Alagoas &ndash Ganga Zumba/AL, dois representantes dos povos indígenas e dois dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, um da comunidade cigana e um da de capoeira e Associação Cultural Posú Betá.