Ato aconteceu na orla da capital alagoana e foi organizado por centrais sindicais
Na manhã desta segunda-feira (01/05),aconteceu manifestação que marca o Dia do Trabalhador. Concentração foi marcada para ter início, a partir das 8 horas, em frente ao antigo clube do CRB, na praia de Pajuçara. A manifestação foi promovida pela CUT, CTB, CSP-conlutas, Força Sindical e NCST/Nova Central e seus sindicatos filiados. O MST também participou com os trabalhadores do campo. O evento foi bastastante participativo e na oportunidade ocorreu uma caminahda pela orla de Maceió. Com carros de som e trio elétrico, várias lideranças fizeram falas durante o percurso.
O 1º de maio deste ano marca um momento fundamental para os trabalhadores brasileiros que nas últimas eleições presidenciais derrotaram o fascismo e elegeram um presidente identificado com o contexto de luta sindical que é Luiz Inácio Lula da Silva. O sindicalismo no Brasil precisa ocupar lugar destacado dentro doi cenário dos movimentos sociais. É preciso avançar na organização classista e defender direitos dos trabalhadores.
A programação contou com várias atrações culturais. Teremos como apresentações o cantor Igbonan Rocha, Mel Nascimento, Fernanda Guimarães, além da Batucada da Escola de Samba Girassol e do Boi Força Bruta. Mesmo com muito cvalor na orla da capital alagoana, o ato conseguiu atrair um grande público. O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) se fez presente, representado pelo coordenador de Administração e Finanças Paulo Jorge Omena, que participou da caminhada, ressaltando o quanto é importante a unidade das centrais sindicais para a atual conjuntura política do Brasil.
Reajuste salarial
O coordenador do Sintufal, Paulo Jorge Omena, lembrou, ainda, que foi aprovado no Congresso Nacional a PLN 2, referente a recomposição de 9% dos salários dos servidores públicos federais e que já foi sancionada pelo presidete Lula na ultima sexta feira (28/04) para que seja aplicada para ser pago no salário de 1° de junho.
Clique no link, abaixo, e veja registros fotográficos da manifestação do 1º de maio em Maceió:
https://drive.google.com/drive/folders/1IeYHBbONj2eo8I7dyuW25H0lJR_m7OZR