Sindicatos protestaram, também, em defesa da liberdade de cátedra em frente Câmara Municipal
Neste primeiro dia (29/10) de paralisação nacional dos técnicos administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o Sintufal participou de atividade, organizada pelo Sintietfal, em Coruripe. Inicialmente aconteceu um ato político no auditório do Ifal e em seguida, os presentes foram para frente da Câmara Municipal da cidade do interior de Alagoas.
No ato público, em frente à Câmara Municipal, várias lideranças fizeram uso da palavra e se manifestaram em defesa da liberdade de cátedra e contra os ataques sofridos pela professora do Ifal, Maria Oliveira, vítima de ataques de extrema direita, proferidos por um vereador da cidade.
Os sindicatos, também, aproveitaram a oportunidade para denunciar o Deputado federal Marx Baltrão, do MDB de Alagoas, que é um dos principais defensores da aprovação do projeto de Reforma Administra no Congresso Nacional. Proposta que desqualifica e precariza o Serviço Público, abrindo caminho para um desmonte do Estado e um ataque aos direitos dos servidores e da população em geral.
Agressão
Durante manifestação, em frente ao prédio da Câmara Municipal de Coruripe, um cidadão, até o momento não identificado, tentou agredir os manifestantes e foi contido por populares. O episódio foi registrado, em vídeo, por testemunhas.
Paralisação
Reforçamos que a paralisação dos técnicos da Ufal continua até quinta-feira (30/10) conforme decisão de assembleia da categoria. Atividade faz parte da luta contra Reforma Administrativa e é nacional de acordo com orientação da Fasubra.